quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Segundo governo, primeira inauguração

Campo Grande (MS) – Na primeira cerimônia inaugural de obras em 2011, o governador André Puccinelli e a vice-governadora Simone Tebet entregaram a 316 famílias campo-grandenses as chaves da casa própria na segunda etapa do residencial que leva o nome do pai dela, senador Ramez Tebet. O conjunto já tem outros 487 mutuários residindo desde 2009, na etapa I de construção.

Com as chaves nas mãos, alguns estão com o caminhão de mudança a caminho, ou já colocando os móveis para dentro da casa. O trabalhador de construção Ismael Camargo, 30 anos, era puro entusiasmo, enquanto se dividia entre assistir a cerimônia e descarregar os pertences, com a mulher e quatro filhos, na nova casa. “Eu morava lá no [bairro] Oliveira 3, em uma casa de herança da família. Agora que vim pra cá, vai ser bom até pro meu irmão, que fica morando na casa”, contou.

Um total de R$ 4,9 milhões foi obtido do governo federal pelo Estado, que ainda aplicou em torno de 10% de contrapartida. A Prefeitura da Capital também foi parceira, com a doação do terreno. “Conseguimos os recursos do Fnhis [Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social] graças à competência da Secretaria de Habitação, com apoio dos deputados; à parceria da prefeitura e dos vereadores; e com a capacidade de colocarmos outra parte de recursos de contrapartida”, destacou André.

O governador confirmou que pretende fazer do setor habitacional uma prioridade das obras sociais nesse segundo mandato e alcançar a meta de 50 mil unidades construídas e entregues. “Porque fazer casa emprega muito; quanto mais construímos, mais gera trabalho, de pedreiro, de serralheiro, de encanador. E depois de pronto, garante um lar para as famílias”, frisou.

A proposta vai ao encontro da meta de alavancar a geração de empregos, repetindo bom desempenho como o alcançado em 2010, quando Mato Grosso do Sul foi, proporcionalmente, o segundo Estado do País em abertura de postos com carteira assinada. André Puccinelli assegurou que, com a reconquista do equilíbrio econômico, pretende fortalecer as ações para trazer ainda mais indústrias. “Estamos fazendo estradas por todo o Mato Grosso do Sul, estamos fazendo ferrovia em parceria com o governo federal, conseguimos os linhões de energia, estamos trazendo empresas. Mato Grosso do Sul, que era conhecido por ser passagem de droga e contrabando, vai passar a ser conhecido de forma diferente”, disse o governador.

O prefeito Nelson Trad Filho destacou a implantação do residencial como a consolidação de um trabalho harmônico para beneficiar os cidadãos que mais precisam de casa própria. “Vocês terão oportunidade de viver de maneira mais digna, de criar seus filhos, construir uma família mais sólida”, disse aos novos moradores.

Mais investimentos

A entrega da segunda etapa do residencial conclui mais um projeto, mas o Estado, em parceria com a Caixa Econômica Federal, já discute os próximos investimentos. O secretário de Habitação e das Cidades, Carlos Marun, e o superintendente da Caixa, Paulo Antunes de Siqueira, revelaram estar articulando formas de concretizar uma quantidade ainda maior de projetos. “Ainda hoje já estivemos discutindo como avançar para atender a demanda que ainda existe”, informou Marun.

Boa parte dos esforços deverá ser direcionada para a população com renda de até três salários mínimos. Somente na modalidade Urbanização de Assentamentos Precários do PAC 2, o Estado já conseguiu garantir neste ano 1.663 unidades para desfavelização em seis municípios.

“Sabemos do esforço que temos que ter para chegar a construir um conjunto como esse. Com o secretário Marun já estamos planejando fazer mais com Mato Grosso do Sul em 2011. A energia da Caixa quer continuar ao lado da energia do governo estadual e das prefeituras”, afirmou Siqueira.

A cerimônia inaugural do residencial Ramez Tebet teve ainda a presença da diretora-presidente da Agehab, Mirna Estela Torres; do presidente da Águas Guariroba, João José Fonseca; secretários da administração municipal; representantes da Câmara de Vereadores e diversos líderes comunitários. 

COBERTURA COMPLETA NO PROGRAMA SERGIO CRUZ, AMANHÃ AS 9.30H (HORA DA BRASILIA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário