sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Começa o Festival Internacional de Teatro de Objetos em Campo Grande

Presidente da Fiems abre Festival Internacional de Teatro de Objetos

Apresentações do Fito prosseguem até o próximo domingo (28/11) sempre das 16 às 22 horas no Albano Franco

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, abriu, na tarde desta quinta-feira (25/11), no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande, o Fito (Festival Internacional de Teatro de Objetos), prossegue até domingo (28/11) sempre das 16 às 22 horas. “A indústria também se preocupa em divertir e educar. O projeto promove a democratização da cultura de forma inteligente”, destacou.

Ele também reforçou que os objetos utilizados nos espetáculos foram todos produzidos pela indústria. “O gênero incentiva a criatividade, fazendo as pessoas verem o cotidiano de forma diferente. São novas linguagens que agregam conhecimentos ao dia a dia. É uma satisfação trazer esse espetáculo para Campo Grande”, afirmou, enumerando as diversas ações do Sesi nas áreas de lazer, esporte, educação e cidadania.

A superintendente do Sesi, Maura Gabínio, destacou que a modalidade do teatro de objetos faz pensar, diverte, educa e sensibiliza o público. “É uma proposta diferente que mobiliza as pessoas para pensar, para ter um olhar criativo, de respeito aos objetos e de brincadeira. Uma forma que faz as pessoas recuperarem a capacidade de brincar e se divertir, transformar coisas simples em diversão. O Sesi está convidando a todos para os espetáculos e para a diversão”, disse.

Já o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros, pontuou que o Fito difunde cultura de forma inovadora e mobiliza as pessoas para essa nova modalidade. “Um evento desse porte é de relevância para Mato Grosso do Sul, porque inclui o Estado no circuito de arte e das inovações que estão acontecendo. Por ser gratuito possibilita a população entrar em contato com novas linguagens, democratiza a cultura, a Fiems está de parabéns”, enalteceu.

Carlos Mamberti, que é produtor de teatro e coordenador das oficinas do Fito, destacou a importância da participação das pessoas para tornar o espetáculo ainda melhor. “O Fito traz coisas mágicas, durante quatro dias vocês vão ver objetos que a indústria produz como vocês nunca imaginaram, o teatro de objetos vai abrir um universo de cores, criatividade e alegria. É um prazer estar em Campo Grande, sejam bem-vindos”, declarou.      

O vice-prefeito de Campo Grande, Edil Albuquerque, parabenizou a Fiems por colocar Mato Grosso do Sul em evidência e destacou a inovação dos eventos que chegam a Campo Grande pro meio do Sistema Indústria. “A Fiems, sempre coloca Mato Grosso do Sul entre as suas prioridades. No ano passado no aniversário da Capital o Sesi trouxe o Festival de Bonecos e agora recebemos este outro festival de teatro de objetos, são inovações que não teríamos contato se não fosse pela Fiems”, disse, agradecendo ao presidente Sérgio Longen em nome da população.

O Fito  

Pouco explorada no Brasil, a modalidade de teatro de objetos possui uma forte presença na Europa, continente de onde virá a maior parte das companhias cênicas. No total, o festival, que irá promover 76 apresentações com 15 companhias oriundas do Brasil, Argentina, Israel, Itália e França, sendo que, além das apresentações, inclui ainda uma feira de objetos e o espaço Fito Foto. O ambiente montado no Albano Franco terá cinco salas para espetáculos nacionais e internacionais, sendo três delas com capacidade para receber até 200 pessoas e duas com capacidade para 50 espectadores.  

No sábado (27/11), às 21h30, o baiano Tom Zé apresenta o show “Música/Contramúsica”, sendo que na abertura e no fechamento do Fito o público se deparará com uma banda local e dez objetos gigantes que estarão espalhados pelo espaço, fazendo evoluções. Entre as atrações, uma pistola irá rodopiar e disparar balas-guloseimas coloridas, um isqueiro aceso será perseguido por um extintor, uma camiseta será paquerada por um ferro de passar que solta fumaça ao se encostar nela, e um par de tênis tentará escapar de um desodorante aerossol que solta spray perfumado.  

Outras atrações serão Fito Mostra Viva, que reúne performances curtas realizadas por atores em quatro mini-salas para pequenos grupos, o Fito Feira, que mostra de objetos interessantes ou inusitados, além de antiguidades, que poderão ser adquiridos pelos visitantes, o Foto Fito, que será um espaço interativo cenográfico onde o público é fotografado ao ‘bailar’ com um cabideiro, e o estande do Sesi, onde o visitante poderá conferir obras de arte e performances feitas a partir de objetos da indústria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário